sexta-feira, 16 de julho de 2010

Músicos brasileiros participam do Coral das Nações

Atlanta, EUA ... [ASN] O diretor de Mordomia e Ministério da Família da região sul do Brasil, pastor Marcos Faiock Bonfim com suas filhas, estava entre os brasileiros que cantaram no Coral das Nações durante o culto de adoração, sábado 3 de julho. Além de Bonfim que é trompista, participou o maestro Turíbio de Burgo do UNASP, SP, entre outros.

A participação foi possível porque os coordenadores de música da 59ª. Sessão da Assembleia Mundial disponibilizaram pela Internet a ficha de inscrição e as partituras. “Isto facilitou bastante, porém, havia um requisito: dominar a língua inglesa”, disse Bonfim. Os ensaios prévios com a Orquestra da Southern Adventist University aconteceram na quinta e na sexta à noite.

Cerca de trezentos músicos representando 206 países participaram e para driblar o pouco tempo de ensaio, os organizadores se valeram do núcleo vocal do Coral da Andrews University. Como mensagem musical, o coral cantou “Quando eu contemplo a maravilhosa cruz”, e para ilustrar o tema geral do evento “Proclamar a Graça de Deus”, o Grande Coral interpretou “Digno é o Cordeiro que foi morto”, do compositor inglês Frederico Haendel.

Para dar maior significado ao sermão proferido pelo presidente mundial da Igreja Adventista pastor Ted Wilson, que destacou a necessidade de “reforma espiritual para receber a chuva serôdia”, a Orquestra tocou trechos da Sinfonia no. 5, Opus 107 em Ré Maior, conhecida mundialmente como A Reforma, durante o ofertório. A obra foi inspirada na vida de Lutero cuja primeira apresentação pública aconteceu em 1832, Berlim, Alemanha, berço da Reforma Protestante.

No encerramento, Coro e Orquestra impactaram ao acompanhar 65 mil pessoas no hino oficial “Proclamar a Graça de Deus”, composto por J. Bruce Ashton. Ao órgão estava Kenneth Logan que tocou a Sinfonia no. 3, Opus 78 em Dó Menor de Camille Saint Säens. Mas, nada se igualou ao silêncio feito no momento da dedicação. O auditório se dividiu em duplas de duas ou três pessoas para orar pelo derramamento do Espírito Santo, numa inesquecível cena de adoração e louvor [Equipe ASN, Jael Eneas]

Nenhum comentário:

Postar um comentário