sábado, 16 de janeiro de 2010

Agência divulga ação adventista no Haiti


Quarenta e oito horas após o forte terremoto que destruiu o Haiti, milhares de adventistas do sétimo dia estão desaparecidos. Há informações de que um pastor estaria entre os mortos. Líderes adventistas já viajaram para o local da tragédia e ADRA Internacional adianta 85 mil dólares para ajuda humanitária.

[ANN, Porto Príncipe, Haiti, 14 de janeiro de 2009] ... Após violento terremoto no Haiti, crescem preocupações com mortes entre membros da Igreja Adventista. O terremoto de 7 graus na escala Richter, arrasou a cidade de Porto Príncipe, derrubou edifícios e matou milhares de pessoas. Entre as vítimas, há informações de um pastor morto no desastre.

Os danos materiais em propriedades da Igreja Adventista incluem a destruição de duas maiores igrejas na cidade. Além disso, a universidade e o hospital adventista tiveram suas estruturas danificadas. Entretanto, a Universidade Adventista colocou suas áreas disponíveis a centenas de pessoas que buscam abrigo e refúgio. As atividades do hospital adventista já foram reiniciadas, porém, ao ar livre.

“Nossos líderes estão enfrentando desesperadamente a situação no local”, afirmou o pastor Israel Leito, presidente da Igreja Adventista para a Divisão Inter-Americana, depois de receber a informação do doutor Elie Henry, vice-presidente interamericano, que estava no Haiti quando o terremoto começou.

“Siga a Bíblia”

O doutor Henry, que visitava o país desde o início da semana, por conta do projeto “Siga a Bíblia”, imediatamente participou dos esforços para promover ajuda e apoio as vítimas da tragédia.

“Os três administradores superiores (presidente, secretário e tesoureiro) do escritório da Igreja Adventista no Haiti, estão fazendo o possível”, disse o pastor Israel Leito, em rápido contato telefônico no dia de hoje (sexta, 14). Os líderes da Missão Central do Haiti, com sede na capital Porto Príncipe, no entanto, procuram templos, pastores e membros entre os escombros.

“Estamos temerosos de que muitos de nossos membros estejam mortos”, disse o pastor Leito. “Nossa preocupação é apoiar e ajudar nossos irmãos e irmãs. Há necessidade urgente de abrigo, água, comida e remédio”.

Viagem

Uma equipe especial da Divisão Interamericana voa hoje, (sexta, 14), para a República Dominicana e planeja de carro, cruzar a fronteira do Haiti no dia seguinte. O grupo, incluindo quatro líderes do escritório internacional de ADRA, um representante da Alemanha e três da Interamérica, vai coordenar esforços de ajuda humanitária. Eles também se unem a quatro especialistas em desastres e tragédias da República Dominicana, com objetivo de dar pronta resposta ao Haiti.

Além disso, a ADRA Internacional coordena uma equipe canadense que se une ao grupo encarregado de avaliar a situação e promover ajuda médica em clínicas móveis. “Nossa principal meta é estabelecer logística e uma base de voluntariado com outras entidades, doadores e agências não governamentais ansiosas em fazer parcerias conosco”, afirmou Wally Amundson, diretor de ADRA, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais da Divisão Inter-Americana.

Parceria

Há uma semana os líderes já estão no Haiti, todavia, alguns membros da equipe se dispõem continuar ajudando por mais três ou quatro semanas. A ADRA Internacional, do Canadá e Interamericana destinaram ajuda inicial de 85 mil dólares. “Sem dúvida, haverá mais recursos, mas, isto é apenas o começo”, afirmou Amundson. E completou: “Muitas agências de ADRA ao redor do mundo serão parceiros na ajuda humanitária”.

Os líderes da Igreja esperam ter mais informações a respeito dos 100 mil membros adventistas que vivem na capital Porto Príncipe, assim, como dos possíveis dados sofridos nos 123 templos e dezenas de escolas no país. No país existem 335 mil adventistas e 470 congregações. Além disso, há um hospital, universidade e uma padaria. Mais informações, http://www.interamerica.org.br/ [Libna Stevens/DIA/ANN. Tradução, Jael Eneas e Evellyn Duarte]

-----------------------
Leia Mais
ASN - ADRA atua no terremoto
-----------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário